A Essência

A imagem abaixo traduz a essência do processo de coaching.

​“... Pode-se tirar tudo de um homem exceto uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho.”

Viktor Frankl​

OS TRÊS CÍRCULOS 
 

A escolha dos círculos remete a ideia de movimento continuo e o coaching busca gerar movimento no indivíduo.

 

E porque três círculos?

 

O processo de coaching está ligado a uma série de dimensões que envolvem três elementos.

 

A dimensão da tríade da Logoterapia desenvolvida por Viktor Frankl.

Liberdade da Vontade: atua contra o determinismo. Em nenhum momento da vida o individuo pode se livrar da necessidade de escolher entre possibilidades. O individuo não é livre de seu contexto, mas sim, livre para tomar uma atitude diante de quaisquer que sejam as condições que sejam apresentadas a ele. O homem não está livre de algo, mas livre para algo. O coach busca fortalecer o protagonismo do cliente, por meio das escolhas conscientes. O cliente é convidado a ser o protagonista das circunstâncias e não vitima delas.

A vontade de sentido:  o esforço mais básico do individuo na direção de encontrar e realizar sentidos e propósitos. Sentido é algo a ser encontrado e descoberto, não pode ser criado ou inventado. O sentido é relativo na medida em que se relaciona a uma pessoa única, que está envolvida numa situação especifica. O sentido muda de individuo para individuo e de situação para situação. Por isso o coaching é um processo fluido e orgânico e não uma metodologia fixa.

O sentido da vida:  há um sentido na vida - isto é, um sentido pelo qual o homem sempre esteve a buscar - e de que o indivíduo tem a liberdade de engajar-se, ou não, na realização desse sentido. Esse sentido está relacionado a tríade de valores: valores de criação (o que eu crio para o mundo por meio do meu trabalho?), valores de experiência (que experiências o mundo/trabalho me proporciona?) e valores de atitude (que atitude tomo diante das situações?"). Essa vontade de sentido é o que muitas vezes mobiliza o individuo a refletir e buscar mudanças por meio do processo de coaching.

 

Dimensão tempo e seus três elementos.

Passado: o foco do coaching está no presente e futuro, contudo o passado é abordado de forma pontual por meio da história de vida do cliente com seus fatos marcantes, aprendizados e memórias. O objetivo dessa exploração é identificar padrões, crenças que foram adquiridas, talentos "inatos", dentre outros aspectos.

Presente: é aqui que o coaching acontece. O cliente precisa estar "incomodado" com algo no agora para querer realizar alguma mudança,

Futuro: é com a visão de um futuro desejado que a vontade do cliente é trabalhada e o plano de ação é construído. 

 

Dimensão humana antroposófica e seus três elementos na trimembração do ser humano.

Pensar: essa dimensão está mais ligada ao passado. Nossas memórias, julgamentos, críticas e outras esferas. O Pensar é a dimensão mais "acordada" no ser humano, mas não gera movimento.

Sentir: está ligado ao momento atual que o cliente vive. E no presente e pelo sentir que muitas vezes o cliente busca um apoio por meio do coaching.

Querer:essa dimensão está mais ligada ao futuro, nossos desejos, metas, sonhos e intenções. Contudo essa é dimensão mais adormecida no ser humano. Movimentar o querer, exige um treino da vontade. O processo de coaching busca apoiar o cliente principalmente nessa esfera.

 

Dimensão das zonas que impactam o comportamento humano e seus três níveis:

Zona de Conforto: como o próprio nome diz, aqui o individuo se sente confortável. Muitas vezes, é o chamado "piloto automático". O papel do coach é "provocar" o cliente a sair da sua zona de conforto.

Zona de Tensão:  é aqui que a transformação acontece. E algo como o estado de fluxo (flow), no qual o cliente é desafiado dentro das suas habilidades. Existe o aprendizado, as vivências e experiências novas. O coach atua nessa esfera.

Zona de Pânico:  aqui é onde o individuo fica paralisado. Uma vez que se sente ameaçado por um desafio que está além das suas habilidade e possibilidades. O coach precisa estar atento para não levar o cliente para essa esfera.

 

As 3 dimensões de trabalho do processo de coaching:

Questão: é o porquê que o cliente precisa de um apoio para resolver. É alguma situação que o incomoda naquele momento na qual ele precisa de um apoio para buscar alternativas. A questão, é o tema que trabalhamos na sessão de coaching.

Visão: é o futuro desejado. O processo de coaching busca levar o cliente da situação atual para uma situação futura desejada.

Ação: é o caminho a ser percorrido pelo cliente entre a questão e a visão.

 

 

 

O TRAÇO 
 

O traço no desenho mostra um caminho que se dirige para dentro do círculo e depois para fora.

 

O processo de coaching atua nessa dinâmica de dentro para fora. O cliente é convidado para o desenvolvimento de um olhar interno, rumo ao seu centro, sua essência e depois desse contato, leva-lá para o mundo.

 

Nesse trajeto o individuo aos poucos deixa de se levar apenas pelo seu "Eu Cotidiano" (aquele que vive com base na superficialidade, valores impostos pelos outros e obrigações do dia a dia) e permite emergir seu "Eu Superior" (aquele que está conectado com a sua essência e lhe traz plenitude). 

 

Viver de acordo com a nossa essência e o nosso "Eu Superior" é o que nos faz sentir vivos.

 

Ao se dirigir para o centro, geralmente vamos com a pergunta:

"O que eu quero da vida?"

E depois do encontro com a nossa essência, essa pergunta é transformada para:

"O que a vida quer de mim?"

 

 

 

AS CORES
 

As cores foram inspiradas nas forças planetárias:

 

Vermelho

Representa o planeta Marte e envolve o desafio, a força para a mudança, a ação, o arriscar-se e o confronto com a zona de conforto para buscar a zona de tensão.

O coaching mobiliza a ação.

 

Azul

Representa o planeta Saturno e está ligado a essência. Remete ao "porque" da nossa vida, do nosso trabalho e ao foco no que é essencial. O que realmente importa?

O coaching busca significado.

 

Amarelo

Representa o planeta Mercúrio e está ligado ao movimento, a criatividade e as possibilidades. Aqui é o espaço para experimentar o novo e percorrer outros caminhos.

O coaching explora oportunidades.

Conheça também:

Telefones | Endereços

Tel: 011-98633-1408

Atendimento Presencial

 Vila São Francisco (Zona Oeste São Paulo)