Coaching Individual

PELA DEFINIÇÃO DA INTERNATIONAL COACH FEDERATION (ICF)

Coaching é fazer uma parceria com os clientes em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.

 

COMO ENXERGO O PROCESSO DE COACHING...

Coaching é uma parceria que acontece num espaço de liberdade, na qual o coach é apenas um facilitador para que o coachee (cliente) possa descobrir significados, identificar pontos fortes e pontos a desenvolver, buscar possibilidades, elaborar uma visão de futuro e atuar como protagonista da sua própria história fazendo escolhas conscientes. E assim, o coach apoia a jornada do cliente da sua situação atual para sua situação futura desejada. O coach faz emergir o que há de melhor no cliente.

 

O processo de coaching  auxilia o cliente a explorar as seguintes equações:

 

  Vocação = meus talentos + oportunidades   

 

 

  Quem sou = O que eu faço  

| |

  Meu lugar único no mundo  

 

Mas, sabemos que não é fácil explorar essas equações, pois muitas vezes não temos clareza de quem somos, nossos talentos, habilidades e tudo mais. Ou então, quando sabemos quem somos, não temos compreensão de como e de que forma colocarmos eles no mundo. Assim, o processo de coaching pode ajudar nessas descobertas.

 

 

 

QUALQUER PESSOA QUE...

 

- Está repensando a sua carreira e precisa de apoio para dar os próximos passos.

- Está insatisfeita com a sua vida profissional, mas não sabe o que fazer.

- Gostaria de desenvolver e aprimorar alguma competência, por exemplo, capacidade de falar em público, liderar projetos, etc...

- Assumiu um novo desafio profissional e precisa de apoio para essa nova etapa.

- Passou por um processo de avaliação/feedback e precisar de apoio para o desenvolvimento de seus pontos a melhorar.

- Ainda não tem clareza de seus talentos e habilidades.

- Tem clareza de seus talentos e habilidades, mas não sabe  como coloca-los no mundo.

- Que ainda não iniciou a sua vida profissional e quer algo mais profundo e transformador que um simples teste vocacional.

- Vive reclamando do trabalho atual e finalmente decidiu que fará alguma coisa para mudar.

- Tenha uma meta para os próximos anos, mas ainda não tem clareza dos caminhos possíveis.

- Assumiu um novo papel em sua vida (por exemplo, com a maternidade) e gostaria de repensar alguns caminhos profissionais.

- Sofre no domingo ao pensar que na segunda-feira precisa ir ao trabalho.

 

E diversas outras situações.

Depoimentos...

"Quando fui conduzido por uma amiga ao coaching tinha a real ideia de que a pessoa do outro lado da mesa, quase num passe de mágica, iria trazer as soluções aos meus problemas, um norte aos meus questionamentos, ou mesmo, uma luz à todas as minhas dúvidas. Mas no decorrer do processo pude perceber que as respostas aos questionamentos e o norte já estavam comigo, bastava alguém ao meu lado para me conduzir e colocar cada coisa no seu devido lugar, na ordem correta e da melhor maneira. E quando você deixa um ‘estranho entrar no seu espaço’ e ajudar a organizar tudo, você tem que confiar e apostar.

 

Este foi meu processo de coaching. Conheci a Taynã na primeira sessão e durante todo o processo ela ganhou a minha confiança, ‘entrou no meu espaço’ e me ajudou a organizar tudo, mostrando que todas respostas já existiam e quais as opções e decisões que eu poderia tomar, deixando-as na minha mão. Tenho a certeza que, se não fosse uma excelente profissional, não teria ganho minha confiança e não teria feito o ótimo trabalho que fez. Agradeço muito ter participado do processo e hoje, muito do que evolui, está relacionado ao que conversamos, pensamos e concluímos naquelas sessões."

 

 

 

 

 

 

 

"Busquei o coaching ciente de que não há soluções prontas e sim um processo evolutivo na questão a ser trabalhada. Diante disso, estabelecer um plano de ação com metas para questões muitas vezes subjetivas foi uma experiência enriquecedora que trouxe uma abordagem realista e objetiva, sem deixar de lado toda complexidade humana presente no tema tratado. 

O plano de ação desenhado foi colocado em prática e ainda o revisito algumas vezes como guia. A contribuição na minha vida profissional será permanente, a medida em que consigo extrair o melhor das minhas competências hoje ultrapassando os pontos que eu considerava limitantes no momento em que procurei o coaching. Atribuo o sucesso desse plano à coach, que com sua habilidade e sensibilidade, guiou-me no alcance dos meus objetivos e do autoconhecimento, desde da forma como lidar com todas as informações e percepções, até a transformação do processo todo em desafio, encorajamento e concretude."

 

 

 

 

 

 

 

"O processo de coaching foi fundamental e necessário em minha vida. Através dele pude entender a urgência de uma transição profissional em determinado momento e a partir disso me preparar e planejar esta mudança."

 

 

 

 

 

 

 

 

"Sempre fui uma garota determinada e que desde os 13 anos começou a trabalhar não só para pagar um curso de idiomas, mas sim em busca da realização de sonhos. Sonhos esses que no decorrer da vida foram se intensificando. Comecei a planejá-los , porém na vida existem obstáculos e que, às vezes, em meio as tribulações não conseguimos encontrar um caminho ou descrever um planejamento para alcançar nossos objetivos ! Contudo, com o processo de coaching iniciei uma nova fase em minha vida e foi aí que percebi o quão importante é viver fazendo aquilo que amamos. Cada etapa do coaching foi importante. Um olhar para os meus setênios fez surgir uma sensação inexplicável de lutar com garra para realizar os sonhos da criança, da adolescente e da mulher que estão em mim! Os planos de ação me ajudaram a organizar minhas ideias e hoje sinto-me feliz em dizer que estou conseguindo. Hoje faço a faculdade que havia escolhido desde meus 11 anos, criei a minha loja de roupas femininas, faço academia, eliminei as dividas  e cuido para sempre existir o amor na relação com os familiares e amigos.

 

Enfim, a Força, a Mudança, a Transformação acontece na minha alma e o meu sonho constante é transportar o que minha alma sente para o mundo, do imaginário para o concreto! O coaching, sem dúvida, é a ponte que faltava !"

 

 

 

O processo de coaching dura em média 8 sessões, podendo ser prolongado para 12 sessões.
 
Cada sessão dura 1 hora, e geralmente acontece em intervalos de 15 dias. Ou seja, num processo de 8 sessões, a relação de coaching acontecerá em cerca de 4 meses.

 

As sessões podem ser realizadas presencialmente ou via skype.

 

Num processo no qual o coachee(cliente) é o protagonista, o coach estabelece o acordo, identifica metas, desenvolve indicadores para que o coachee (cliente) aja no sentido de alcançar seus objetivos.

O que é?
Público Alvo
Como funciona o processo?

Não sei

Quem sou?

Não sei

O que faço?

Estou

Perdido

Me Ajuda!

=

Onde colocar meus talentos?

=

Não sei

O que faço?

 Sei

Quem sou?

Vocação

Encontrei o que amo e faz sentido!

=

 

Como sair

do piloto automático?

=

 Sei

O que faço?

Não sei

Quem sou?

 Sei

O que faço?

Sei

Quem sou?

Avisos Importantes
O QUE NÃO É COACHING:
 
Assim, como é importante dizer o que é o coaching, vale ressaltar também o que não é coaching:
 
  • Aconselhamento

  • Terapia

  • Consultoria : diagnóstico da situação e sugestões de ações resolutivas.

  • Mentoring: uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens.

 

Ou seja, não espere do seu coach conselhos, um passo a passo para a sua carreira e outras receitas prontas. O coach não age como um especialista de modo diretivo, ele atua como um facilitador. 

 

O processo de coaching é baseado em perguntas e não em respostas.

 

O coach reconhece o cliente como sendo o maior conhecedor de sua vida e de seu trabalho e acredita que todo cliente é criativo, habilidoso e possui potencial de transformação. Baseando-se nessas premissas, a responsabilidade do coach é:

• Descobrir, esclarecer e aliar-se com o que o cliente quer atingir;

• Estimular a auto-descoberta do cliente;

• Trazer à tona soluções e estratégias geradas pelo cliente;

• Tornar o cliente responsável e consciente.

 

O COMPROMETIMENTO DO CLIENTE NO PROCESSO:

 

Não existe fórmula mágica e receita de sucesso, para que as transformações aconteçam o cliente precisa estar comprometido com o processo. Isso envolve dedicação de tempo além das sessões ("lições de casa") e a vontade de realizar o coaching.

 

FOCO NA PRÁTICA E NA EXPERIÊNCIA

 

A experiência é o aspecto chave para a reinvenção da carreira. O conceito de reinvenção de carreira proposto por Herminia Ibarra vai contra o senso comum de que primeiro precisamos “saber” o que queremos fazer para depois agir. Ela afirma que que o “saber” é consequência do agir e experimentar.

 

Para realizar a transição é preciso encarar a persona (crenças, valores, motivos, interesses, referenciais) e mudar as referências que temos das pessoas de sucesso, do discurso de como estamos acostumados a nos apresentar, etc. Não se pode ficar preso ao racional, pois este é o sabotador do processo de explorar possíveis novas carreiras.

 

Assim, no processo de coaching existe espaço para reflexão e planejamento, mas a ação é extremamente importante.

O que vamos trabalhar no processo? 

 Revista VOCÊ S/A / Edições / 192

  

A oferta de serviços de ­coach se multiplicou no Brasil nos últimos anos. O número de profissionais certificados nessa atividade subiu de 350, em 2009, para 1 100, em 2012, segundo pesquisa da consultoria PwC, que ouviu apenas as principais entidades formadoras.

 

O número pode ser bem maior se forem incluídos os aventureiros que obtiveram um certificado sem muito esforço numa instituição de pouca reputação. Isso tem ocorrido desde que se percebeu que virar coach pode ser um movimento de carreira mais ou menos fácil e barato — um prato cheio para oportunistas.

 

Clique aqui e conheça os cuidados para contratar um serviço de coaching.

 

 

CUIDADOS ANTES DE CONTRATAR UM SERVIÇO DE COACHING

Murillo Romano 40 anos

Thais Hiramoto

28 anos

Arthur Morassutti 

47 anos

Patricia Romão

23 anos

Atenção

"Conheci a Taynã no ano passado, quando foi minha professora de Psicologia na faculdade.

Através dela, conheci o Coaching e logo na primeira explanação me interessei, pois, passava por um momento crítico no trabalho e gostaria muito de melhor desenvolver-me.

Sempre muito paciente e disposta a Taynã me ouviu e mostrou interesse em me ajudar. Ela concedeu aos seus alunos, a oportunidade em participar de um Programa de Coaching Social. Este ato foi nobre e nos incentivou a iniciarmos o Coaching. Com isso, fui uma das alunas escolhidas a participar e passei a me encontrar com ela durante 4 meses, aproximadamente. Este momento era muito descontraído e eu passei a me entregar e a trabalhar junto com ela. Com o coaching amadureci muito e passei a me conhecer mais. Pude identificar os meus gaps e onde devo melhorar. O trabalho é contínuo e os frutos são prósperos. Foi uma excelente escolha e serei eternamente grata a Taynã por me ajudar com isso."

Thamires Silva

23 anos

O processo de coaching não tem uma metodologia fixa, ele é fluido e orgânico. E assim acontece de forma única para cada cliente, isso porque, cada um traz questões, objetivos e inquietações diferentes.
 
Dessa forma, é imprescindível a presença do coach para enxergar dentre as ferramentas e muitas formas de trabalhar com o cliente, qual a mais apropriada e eficaz no momento.
 
Contudo, certamente, iremos conversar sobre algumas das esferas abaixo:
QUEM É VOCÊ?
- Talentos
- Pontos Fortes e a Desenvolver
-Eu e meus papéis
- Valores Pessoais
- Essência
O QUE É MEU E O QUE É DO OUTRO?
- Eu cotidiano x Eu Superior
- Crenças e Valores
-Conformismo X Totalitarismo
- Minhas definições de sucesso e felicidade.
 
SUA HISTÓRIA
- Resgate de eventos e vivências importantes. 
O que você construiu até aqui?
- O que levar e o que deixar?
- Conectar os pontos.
ACORDO INICIAL
- O que você quer trabalhar no processo? 
FERRAMENTAS DE APOIO 
 -Exercicios
- Feedback 360
- Meditação
- Treino da Vontade
- Planilhas de Apoio
 
BARREIRAS & SABOTADORES
- O que me impede de seguir meus sonhos?
- Quais são minhas crenças limitadoras?
- Do que tenho medo?
- Meus pensamentos automáticos
O QUE EU FAÇO? OPORTUNIDADES
- Onde posso colocar meus talentos?
- Ao que quero me dedicar?
- Quais são as possibilidades?
- O que priorizar?
- Me sinto chamado para que?
VISÃO DE FUTURO
- O que eu quero da vida?
- O que a vida quer de mim?
- Sonhos e Metas
- Plano de Ação
 
START
Plano de Ação
- Datas
- Recursos

Conheça também:

Telefones | Endereços

Tel: 011-98633-1408

Atendimento Presencial

 Vila São Francisco (Zona Oeste São Paulo)